sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

E o Natal será feliz?

Apesar de seu pai não estar mais conosco materialmente, meu sobrinho querido, a manutenção da felicidade e do amor é uma tarefa que deveremos empreender. Andei meio depressivo esses tempos: um tremor insuportável no olho direito, insônia, angústia, vazio... Quando me dei conta, vi que tudo era por causa da "P. do Natal", como seu pai sempre disse, que estava se aproximando...

Aí encarei minha recaída, tomei um bom banho de sal grosso, bati tambor, fiz uma fogueira e me entendi com uns ramos de aroeira. Nem precisei de Prozac!!! E mais forte veio a convicção de que o amor tudo pode. 

Lembrei-me de como Dida via (ou vê) o Natal; da tendência formidável de dessacralizar o momento, de esculhambar o protocolo, de sair anunciando "É vem o menino!" quando tia Nice ia, ritualisticamente, colocar a estátua do Menino Jesus na manjedoura do tradicionalíssímo Presépio familiar; da mania infame dele de revelar todos os amigos ocultos que chegavam ao seu conhecimento; dos presentes inusitados que ele dava...

Lembrei-me de tudo isso e o senti tão presente, tão risonho, tão lindo, tão irreverente, tão pleno que enchia todos os lugares onde estava...

Aí eu ri muito, meu rei, gargalhei gostosamente, como sempre fiz e o senti bem perto, me abraçando e me dizendo "Te amo, Titom!"

Eu dei um tempo com o blog. Além de nunca mais terem me mandado histórias, decidi dar uma parada a fim de que seu pai pudesse alçar vôos mais altos, pois eu sentia que a constância das postagens o estava impedindo de realizá-lo. Agora estou mais inteiro e sei que ele está mais feliz com a partida.

Em memória do meu irmão, seu pai, volto a postar. Façamos um Natal Feliz, por nós e por ele.

11 comentários:

  1. suas palavras sempre me emociona,consigo me ber na situação em que vc fala como se eu também pudesse sentir Daniel bem perto de mim também Feliz Natal a todos...

    ResponderExcluir
  2. Chorando. De emoção. De saudade. De compaixão. De amor.
    Amo vc!

    ResponderExcluir
  3. esse Natal vai ser meio foda... já chorei, já desisti de sofrer, tento me concentrar no tal espírito natalino, mas a verdade é que ainda que não passássemos mais os natais juntos, sabíamos ali. Agora é diferente e vamos reaprendendo a viver. Amo vcs e por termos tanto em comum me sinto ainda mais ligada.
    bjs, Toni e Mile.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, amiga Nadia, Beijo no coração. Jubão, te amo demais! Paty, estamos juntos... SEMPRE! (Emocionado...)

    ResponderExcluir
  5. Isso me remeteu a momentos tão felizes e tão inocentes no qual vivemos juntos, principalmente em festas de final de ano da escola... to chorando tanto q me faltam as palavras... Amo vcs!

    ResponderExcluir
  6. Um post como esse caberia uma série de comentários emocionados e sentimentais.

    Mas eu vou como Dida iria.

    Larga essa porra de festa chata do caralho que só serve pra deprimir. Eu quero q Papai Noel se foda.

    Desculpa a minha ausência em tudo na sua vida, não só no blog. É a vida que faz isso vc sabe.

    Bj grande e um puta ano novo.

    ResponderExcluir
  7. Também te amamos Belle... E quanto a sua ausência, ela não existe, Pablito - estamos juntos sempre. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Lindo pensamentos e mais lindo ainda foi o seu ritual de amor com vc e para com o seu irmão.
    Um beijo no coração de todos e um amoroso Natal.

    ResponderExcluir
  9. Irmão, esse foi o nosso primeiro Natal sem Dani, foi dificil olhar a árvore de Natal e não ver o presente dele. Foi dificil chegar na casa que ele morava com Tatai e Enzo e não receber aquele abraço de urso que só ele sabia dar. Foi dificil demais ver nossos pais abraçados chorando e sofrendo juntos a falta dele... mas o SORRISO de NOSSO ENZO, a alegria e a energia dele serviram de remédio diante de tantas dores. Natal passado tivemos a oportunidade de ficar e passar juntos, ele colocou a Oração de Francisco de Assis no som do carro e foi um momento lindo, único... parecia até que sabia do que ia acontecer cinco meses depois! Lembrei-me das vezes que ficavamos esperando Papai Noel quando eramos crianças...li seu texto lindo, chorava e ria lembrando do presépio que tia Nice passava a manhã toda arrumando, dos momentos de oração que a gente tinha que ficar até o "menino Jesus" ser colocado na manjedoura... (lagrimas e risos, Daniel pertubava, fazia careta Esse Natal, não foi um "FELIZ NATAL " foi cheio de saudade, de recordações. Adorei ver o blog com texto e quero correr atrás em 2012 para a publicação do LIVRO: O PRESENTE DE ENZO!

    ResponderExcluir
  10. Que bom que voltou a postar Tony. Final de ano inevitavelmente paramos para fazer aquele balanço do ano que esta acabando e certamente de tudo que me aconteceu em 2011, por melhor que ele tenha sido e foi, a partida de Dani me abalou profundamente. E nestes momentos de pensar no que me aconteceu tenho sentido muita falta de ler as histórias dele, histórias que assim como ele sempre nos provocam o riso. No meu coração Daniel será eterno sempre!

    ResponderExcluir