quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Texto de Neyana


Enzo, meu anjo, Tia Neyana também foi grande parceira e irmã do seu pai. Eram unha e carne e eu sempre amei essa amizade que os une. Afinal, nem a morte da matéria é capaz de desfazer laços tão fortes.

Dentre os muitos e muitos momentos, acontecimentos, fases de nossas vidas em que compartilhamos juntos, existiu uma história que não poderia deixar de registrar...

Estávamos no primeiro ano lá em Nazaré, e tudo ocorria muito bem. Era meu último ano lá (No próximo ano viria morar em salvador) e estava nos preparativos para minha festa de 15 anos. Até que Daniel começou a apresentar algumas queixas em relação a sua saúde. Logo ele que nunca se queixava de nada... De repente, começou a sentir dores, febre, ficou acamado, mas no final das contas ele dizia que não era nada... Que iria passar... Que estava bem. Até que o quadro piorou, e ele teve que ser levado a Santo Antônio de Jesus, pois a dor piorou tanto que ele estava com dificuldade para andar. Lembro como se fosse hoje...

Ele foi diagnosticado com um problema renal e encaminhado para Salvador, pois se suspeitava de algo mais grave. Fiquei desesperada, não conseguia entender como de um dia para o outro, Daniel não estava bem... Que loucura!!!

Tínhamos aula de Tony, que era nosso professor de Literatura e Inglês, e pedimos para que ele nos liberasse para visitarmos Dida, antes dele vir para Salvador.

Foi muito triste, Dida mal conseguia andar mesmo... Lembro que dei um abraço nele, chorei e ele disse que ia ficar tudo bem. Todos que estavam  lá na hora, ficaram  muito preocupados. Não era normal um adolescente de 16 anos, estar doente...

O caso foi tão preocupante, que os médicos chegaram a pensar em Transplante Renal!!! Mas graças a Deus, não chegou a tanto, e o diagnostico final foi uma Infecção Renal (a tal Nefrite...)

Felizmente, depois de alguns dias ele voltou para Nazaré. Precisou de repouso, medicamentos, até se restabelecer por completo. Ele melhorou, mas ainda sentia dores.

Fiquei muito preocupada com a possibilidade de ele não estar presente na minha festa, eu sabia que ele não estava bem, mais ele dizia que estava... E que estaria presente, pois ele sabia que a presença dele era muito importante para mim.

Até que o dia da festa chegou, e ele foi como prometido. Eu fiquei super feliz, em saber que meu amigo Dida estava bem e presente em um momento tão especial para mim.

Mas na verdade ele não estava... Sentiu dores... Não se divertiu tanto... Mas ele dizia que estava tudo bem... E eu sabia que não estava... Sei que ele só estava lá, para me deixar feliz... E só verdadeiros amigos fazem isto.

Dida podia ter todos os seus defeitos, mas ele sempre foi um cara amigo, companheiro, que estaria ao seu lado para o que você precisasse. E era por todas essas coisas, que quando eu me estressava com ele (aqueles momentos que só Daniel sabia tirar a gente do sério...) passava em 5 minutos... Acho que ninguém sabia dizer um não para aquela cara lavada, com o sorriso dos dentes tortos estampado no rosto...

Daí ele melhorou, voltou à rotina normal da vida.... Mas ele precisava se cuidar para que o problema não voltasse a acontecer...

Mais de 10 anos se passaram, e Dida nós pregou mais uma peça. Pensei que tudo não teria passado de um susto... E que é claro, acabaria tudo bem. Afinal ele é jovem, saudável, cheio de sonhos, iniciando a vida ao lado de Tais e Enzo... Não era à hora dele... Mas foi... E por mais que eu saiba que todos nós temos a nossa hora, é difícil se convencer que naquele momento a hora de Dida chegou.

Tinha tempo que não via Dida... E nunca pensei que a última vez que o viria fosse naquele leito de UTI... Naquela situação... O sentimento que tive e tenho é de saudade... Saudade do tempo em que vivemos juntos, e saudades do que se poderia viver... O tempo, o corre-corre da rotina, ou seja, a vida, as escolhas que cada um de nos fazemos, muitas vezes nos afastam um dos outros... E acho que só nós damos conta disto, nestes momentos...

Dida partiu para um plano melhor, e está muito bem... No mínimo ele deve estar se divertindo com tudo que esta vendo por aqui...

Enzo: Saiba que seu pai é uma pessoa maravilhosa, e que sempre vai te abençoar e te proteger, aonde quer que ele esteja. Ele é sua estrela guia, o seu protetor.  Tenha sempre orgulho dele...

Um grande beijo da amiga Neyana


Nenhum comentário:

Postar um comentário