quinta-feira, 2 de junho de 2011

Daniel

Enzo, meu lindo, esse texto foi postado por seu tio Jojó da Babá em 20/05/2011,no blog dele. Jorginho foi um grande parceiro de seu pai. Saca só as loucuras que eles fizeram juntos:



Daniel é um cara foda.
Engraçado, inteligente, sedutor, divertido, cachaceiro, brodi total.
Dani tem uma cara redonda com uns dentes tortos, uma risada igualzinha à do Zacarias, dos trapalhões, e vive se jogando no colo de qualquer pessoa que se disponha a fazer cafuné na cabeça dele.
Dani também é teatral, ambicioso, megalomaníaco, ácido, sarcástico, místico.
Humano, complexo, leal e arteiro.
Além de primo, Dani sempre foi um parceiraço.
Com Dani eu vi, moleque ainda, revista de mulher pelada, passei a mão na bunda de menina e tomei tabefe, roubei picolé e tomei esporro. Dani já me fez chorar e já me fez ter crises de riso. Dani me deu carona de bicicleta, descendo a ladeira gritando “gerônimo” e, segundo comentou hoje no hospital um outro primo em comum, fazia xixi nas pernas da gente quando a gente era bem pequeno.
Com Daniel eu já organizei campeonato de futebol e inventei uma versão violenta de tênis (sem rede, com duas raquetes de frescobol, mirando as pernas do adversário – a qual jogávamos na garagem da casa dos pais deles). Com ele, já fiquei bêbado e fiz planos para dominar o mundo. Dani me chamou pra fazer campanha política pra um brother e já me deu a mão quando eu me estabaquei numa ribanceira, melando a bunda de barro e morrendo de medo de que parecesse que eu tava todo cagado. Claro: Daniel foi o primeiro a sair gritando e rindo “tá cagado, tá cagado”.
Pra ser brodi de Dani, até bola eu joguei. E ele dava risada de como eu jogava mal, mas sempre me escolhia pro time dele. Já plantei um pé de laranjeira no fundo do quintal da casa de Tia Bibi e já dei até conselhos. Uns ele até seguiu.
Daniel, meu primo, teve um aneurisma hoje. A morte cerebral, afirmam os médicos, é praticamente certa. Daniel vinha, há cerca de uns 15 dias, lutando contra uma infecção que não conseguia ser definitivamente identificada pelos médicos. Chegou-se a se falar em gripe suína e tal, mas é tudo muito nebuloso neste momento. Há todo um desencontro de informações de todos os lados – e a vontade (genuína, legítima, nobre) de todos contribuírem com informações e pareceres médicos só faz a coisa toda parecer ainda mais brutal. Ainda mais sem sentido. Um tanto mais cruel.
Daniel parte com apenas 29 anos. E deixa um filho, pequeno ainda – um clonezinho do sacana. Dani deixa também uma legião de amigos pasma e uma família inteira desnorteada.
A palavra que melhor define minha sensação no momento é estupor.
Não caiu a ficha – e este texto é uma tentativa de por as coisas em sua real perspectiva, pelo menos pra mim. Nem consegui chorar ainda. Talvez porque, nesse momento, eu pense que precise estar de pé pra ser um ombro pra tanta gente que precisa mais de ombro do que eu. Mas isso não significa que a coisa esteja sendo facilmente processada por mim.
Talvez o que mais me aflija seja pensar que Dani tinha todo um futuro foda pela frente – e nós, por sermos praticamente da mesma idade, trilhávamos em estradas paralelas. Minha estrada segue, a dele foi interrompida de maneira totalmente inesperada.
Eu costumo dizer que um dos sinais que demonstram que você tá ficando velho é que você é cada vez menos convidado para casamentos e festas de formatura e cada vez mais vai tendo de estar presente em funerais.
É triste pensar no quanto isso soa prematuro no caso de Daniel.
A vida é curta, malandro.
A gente esquece disso.
Mas ainda não dá pra acreditar que isso aconteceu com você, Dani.

3 comentários:

  1. Jorginho tem um jeito próprio e especial de escrever coisas doces de forma engraçada. Mto bom post!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho q a estrada dele não foi interrompida, foi mudada de percurso p trilhar numa estrada com mais sentido, e td a sua caminhada nessa estrada de percurso pequeno tá servindo p reunir pessoas que se gostam e estavam de lados opostos. Qtas pessoas q se reaproximaram desde que td começou a acontecer, qts laços fortalecidos novamente e qta demonstração de amor fazendo renascer em todos nós q amar realmente vale à pena e que apesar de tantas coisas ruins acontecendo no mundo, não está fora de moda. Seu espírito ressurgirá ainda mais iluminado qdo o seu dispertar for permitido pelo maior exemplo de amor deixado na terra. Luz, luz e luz...

    ResponderExcluir