terça-feira, 7 de junho de 2011

A Homenagem de Tinho Neto

Enzo, meu sobrinho amado, esse menino bonito que está aí ao lado do seu pai é seu tio Tinho Neto. É um dos caras mais dignos que conheço e do qual me orgulho.

Dida deu o zig e Tinho Neto escreveu o texto que segue abaixo, fazendo-nos rir e chorar ao mesmo tempo... Foi uma homenagem a altura do seu pai, esse homem pelo qual todos somos apaixonados. Esse homem que amamos profundamente... E para sempre.


Um primo excelente, um amigo do caralho, confidente em diversos momentos de minha vida. Juntos sofremos e fomos alegres demais, com a gente não tinha o meio termo, ou estávamos bem ou não estávamos, o que era muito difícil e pelo que me lembro nunca houve o não estarmos bem.

Desde pequenos, sempre andávamos juntos, fomos colegas da terceira série até o segundo ano. Fizemos experiências loucas com os brinquedos de laboratório que ele tinha, fizemos perfumes que fazia nos coçar, fizemos líquidos que não cheiravam bem, nosso futuro era promissor na área da ciência - ele se tornou um Administrador e eu um Educador Físico.

Luiz Daniel, compramos presentes no dia dos namorados na conta de Tia Marinice sem ela saber, para meninas que estávamos apaixonados e sofremos juntos pela primeira vez por amor aos 10 anos, nenhuma das duas quis ficar com a gente.

Íamos pra AABB às 5:30 da manhã, Tio Zé levava a gente no seu Chevete, e ficávamos lá até tarde. Tio Zé nunca pagou tanto misto-quente com refrigerante como naquela época. Dida me ensinou a jogar Pingue-Pongue, riu muito antes de me ensinar, e me deu muitas surras depois. Ele sempre foi melhor que eu.

Com nossos amigos, tivemos uma infância que nenhum adulto aqui presente ou qualquer garoto nunca tiveram e nunca terão. Ninguém aqui fez campeonato de Tênis na área da casa de Tio Zé, Ninguém aqui fez campeonato de futevôlei na área da casa de Tia Marinice, ninguém aqui se juntou com os amigos todo final de aula pra ir pra casa de Dida pra tentar zerar e pra zerar Alex Kid em Miracle Wolrd. Ninguém aqui participou de campeonato de Jogos de verão no Master System na casa de Dida, ninguém aqui participou de campeonato de Pau a Pau na AABB idealizado por Daniel, ninguém participou de campeonato de futebol de botão na casa de Dida, ninguém aqui se juntou com os amigos no intervalo das aulas pra ir pro Jardim da Conceição pra tomar choque juntos e ninguém aqui apertou a campanhia da casa próxima a igreja na passagem da casa dele e saiu correndo se acabando de rir. Ninguém aqui teve ou terá um primo como Daniel, um amigo como Daniel e os Pais como Tios como os de Daniel, pois se não fossem eles para aprovarem todas as nossas loucuras, não teríamos tido o privilégio de brincar, sermos crianças e termos uma infância e adolescência tão incríveis como as nossas.

Assistimos o enterro de Ayrton Senna na sala de tio Zé, roubamos e experimentamos pela primeira e última vez da minha vida, uma bebida de cor inusitada e cheiro agradável más de gosto terrível “CAMPARI”. Brincamos de se esconder naquela casa, roubamos os picolés defeituosos de seu Edésio, abusamos os malucos da cidade, jogamos campeonatos na quadra, saímos juntos no bloco Piratas do Amor e demos muitas risadas com os aprontes dele e os estresses de tia Nice pra tentar tornar ele uma pessoa melhor.

 Quantas vezes nos reunimos para decidir o futuro do mundo, o que poderíamos fazer para melhorar a relação de nossa família, demos risada, bebemos juntos, sofremos pela perda de Jô e de Tia Bi. Falávamos de coisas boas e felizes. Demorávamos meses sem nos ver e quando nos encontrávamos parecia que tínhamos apenas alguns dias sem se ver.

A vida nos separou para estudarmos e crescermos e também nos juntou em momentos inusitados quando menos esperávamos. Final do campeonato brasileiro da série C, Fonte Nova Lotada, cheguei no meio do segundo tempo e entrando no estacionamento da Cheiro de Pizza, quase atropelo uma criança, a criança era Malu e o louco que ia me xingar era  o velho Dida, curtimos o final e a vitória do Bahia e a subida pra série B.

Primeira vez que vou pro Festival de Verão, não poderia ter sido com outra pessoa se não com Dida. Ouvimos o show do LS Jack dentro do carro, procurando um estacionamento. Eu, Ele, Thais e a irmã de Thaís, chegando lá encontramos uma galera de Nazaré e curtimos os shows de Charlie Brown Jr, Lulu Santos e o show mais esperado da noite que tocou 8 a 10 músicas no total, o show dos Engenheiros do Hawaii. Saímos de lá dando muita risada por ter escutado o show do LS Jack no carro e pelo Engenheiros ter tocado só 8 músicas, coisas que só acontecem na presença de Daniel.

Sempre presente nos encontros que fazemos pra rever os amigos de infância, o cara que conseguia dar mais toco nos amigos, ele conseguia deixar a gente na mão nas horas que mais precisávamos dele e ao mesmo tempo conseguia fazer com que não ficássemos tão chateados por isso.

Fui pro chá de fralda de Enzo e não consegui ir pro casamento dele, ele não foi pro meu casamento e não irá mais pro futuro chá de fralda de meu filho ou filha.

Agradeço a Luiz Daniel por ter me ensinado a jogar Pingue Pongue, a acordar às 5:00 da manhã pra ir pra AABB nos dias de sábado sem ninguém lá, com a pista ainda com neblina, a ter vivido como criança, adolescente e um adulto com pensamentos felizes e sempre sem desejar mal a ninguém. Agradeço a Daniel por ter me ensinado a tocar teclado, por ter brincado comigo com todos os seus brinquedos, por ter tido paciência comigo e por ter sido meu primo e um dos meus melhores amigos que vou ter em toda a minha vida.

Primão, saudades grandes e prepara o espaço aí em cima pra quando a gente for, fala com Deus pra deixar o espaço para os nossos campeonatos.

Você foi simples, você foi presente, você foi amigo e você será eterno.

Te amamos seu filho da puta, te amamos pra caralho.

Luiz Daniel, agora realmente de Jesus.



11 comentários:

  1. Inesquecível. Esse texto ficará registrado por vidas e vidas.
    Um beijo Tinho, sua contibuição foi, será e é muito importante. Amamos muito você.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Entrar nesse blog se tornou parte da minha vida. Leio e releio as historias, não vejo a hora de ver o livro pronto.
    Divilgem, mostrem aos amigos dos amigos e amigos que temos em comum. Vamos fazer com que o Presente de Enzo brilhe e nos traga muita FELICIDADE.

    ResponderExcluir
  3. Essas palavras fizeram mta gente chorar na despedida de Dani...
    Ótimas lembranças, que ficarão para sempre!

    ResponderExcluir
  4. daniel me sacaneou tanto pq eu estava doida pelo show do engenheiros e o humberto só tocou oito músicas e ainda de olho fechado! Amo vcs!

    ResponderExcluir
  5. Agradeço a Deus por ter participado de cada momento deste descrito em detalhes por você, Tinho!
    Grade abraço, parceiro!

    ResponderExcluir
  6. Mile, este blog tem se tornado parte do meu oxigênio. Só tenho a te agradecer,irmã, por ter parido essa ideia. Te amo.
    Paty e Mel, que bom tê-los por aqui. Amo vocês.
    Cunhada, Ah,Humberto escroto! (risos). Botei na minha área de trabalho a foto de Enzo sorrindo. Ele tem me dado força pra encarar o dia. Amo-os loucamente!

    ResponderExcluir
  7. Sales, com certeza Dida também agradece. Te amo.

    ResponderExcluir
  8. Caramba! Quis palavras bonitas meu primo! Arrepiei! Tá muito lindo isso aqui!

    ResponderExcluir
  9. Gente, esse texto foi escrito na quinta-feira à noite após eu ter falado e ter recebido a notícia da morte cerebral de Dan por Carolina. Não fiz nada durante umas 2 horas há não ser chorar e lembrar de todas as aventuras vividas com Dida e daí resolvi escrever essa carta para homenageá-lo.
    Agradeço muito por tudo que vivi e aprendi com Dida e não me arrependo de nada, por todos os abraços que nos dêmos, pelas risadas, pelas declarações de amor e carinho que sempre fazíamos quando nos encontrávamos. Sei que representei se não todos os amigos, pelo menos a maior parte dos amigos de Dan.

    Dane, te amo pra sempre e família, estamos juntos, só precisamos diminuir a distância enrtre a gente, precisamos nos ver mais, se amar mais e depender mais um dos outros, era o que sempre eu e Dida questionávamos e tentávamos arquitetar planos para que isso acontecesse.

    Tony, Jamilly, tios, tias, primos e primas, amos vcs.

    ResponderExcluir
  10. Primo lindo vamos nos unir cada vez mais. Era isso que ele sempre quis, vamos lutar para isso acontecer.
    Te amo.
    Mile

    ResponderExcluir